Família:
amadeirado floral
VETIVER
Também chamada “Luz do Sol”, é uma planta perene, de crescimento rápido, que pode sobreviver até 50 anos ou mais. Seu cheiro úmido e terroso é muito usado na perfumaria masculina e a cada dia mais apreciado na perfumaria feminina e para a casa.
Curiosidade:
O vetiver é cultivado há séculos na Índia e seu óleo essencial é conhecido como “o óleo da tranquilidade”. No que se refere às emoções, o vetiver impulsiona energia, força e movimento. Também conhecido como “óleo do propósito”, auxilia a reconhecer e assumir os próprios poderes e o propósito de vida. Promove autoconfiança e iniciativa.
As raízes são usadas in natura para afugentar os ácaros do linho e perfumar as roupas. As folhas do capim vetiver também podem ser usadas para fazer tapetes e para cobrir telhados, em razão da forte resistência à água da chuva. As raízes servem para fazer telas, tecidos mais grossos, leques e outros artefatos resistentes ao impacto. É uma erva que suaviza a poluição, pois suas raízes desintoxicam o solo e a água pelo seu grande potencial de absorção e tolerância a metais pesados.
ÍRIS
Complexa e delicada. Um cheiro floral, confortável, amadeirado e amanteigada, que evoca a violeta.
Curiosidade:
A obtenção do precioso absoluto de íris requer de cinco a seis anos de paciência após o plantio para que os compostos aromáticos se desenvolvam no bulbo da flor. Esses bulbos de íris secos devem ser protegidos dia e noite contra o ataque de fungos e insetos, que podem destruir a valiosa colheita. Eles são, então, armazenados em sacos por três anos para permitir que a molécula “irone” se revele ao máximo. À medida que amadurecem, os bulbos desenvolvem uma fragrância que lembra a violeta, com propriedades fixadoras naturais que podem prolongar outros cheiros.