Vetiver

Família: amadeirado floral

VETIVER

Também chamada “Luz do Sol”, é uma planta perene, de crescimento rápido, que pode sobreviver até 50 anos ou mais. Seu cheiro úmido e terroso é muito usado na perfumaria masculina e a cada dia mais apreciado na perfumaria feminina e para a casa. 

Curiosidade: 

O vetiver é cultivado há séculos na Índia e seu óleo essencial é conhecido como “o óleo da tranquilidade”. No que se refere às emoções, o vetiver impulsiona energia, força e movimento. Também conhecido como “óleo do propósito”, auxilia a reconhecer e assumir os próprios poderes e o propósito de vida. Promove autoconfiança e iniciativa.

As raízes são usadas in natura para afugentar os ácaros do linho e perfumar as roupas. As folhas do capim vetiver também podem ser usadas para fazer tapetes e para cobrir telhados, em razão da forte resistência à água da chuva. As raízes servem para fazer telas, tecidos mais grossos, leques e outros artefatos resistentes ao impacto. É uma erva que suaviza a poluição, pois suas raízes desintoxicam o solo e a água pelo seu grande potencial de absorção e tolerância a metais pesados. 

ÍRIS

Complexa e delicada. Um cheiro floral, confortável, amadeirado e amanteigada, que evoca a violeta.

Curiosidade: 
A obtenção do precioso absoluto de íris requer de cinco a seis anos de paciência após o plantio para que os compostos aromáticos se desenvolvam no bulbo da flor. Esses bulbos de íris secos devem ser protegidos dia e noite contra o ataque de fungos e insetos, que podem destruir a valiosa colheita. Eles são, então, armazenados em sacos por três anos para permitir que a molécula “irone” se revele ao máximo. À medida que amadurecem, os bulbos desenvolvem uma fragrância que lembra a violeta, com propriedades fixadoras naturais que podem prolongar outros cheiros.

PIRÂMIDE OLFATIVA

NOTAS DE SAÍDA

cardamomo: especiado com efeito fresco e brilhante
noz moscada: quente, com características balsâmicas
pomelo: fresco com um toque levemente amargo

NOTAS DE CORPO

íris: complexa e delicada, é ao mesmo tempo floral, amadeirada e amanteigada
vetiver: úmido e terroso, confere energia, força e muita personalidade
papiro: sensualidade, intensidade e longa duração. Um cheiro tenaz, amadeirado, verde e com toques de especiarias que vêm de uma planta silvestre não cultivada. Um ingrediente relativamente novo na perfumaria

NOTAS DE FUNDO

sândalo: elegância, calor, sofisticação e longa duração
âmbar: um cheiro quente, especiado, balsâmico que enriquece e proporciona mais tenacidade às notas de corpo e fundo
cashmeran: uma nota de síntese, amadeirada, doce e sensual, quente e balsâmica

👋🏻 Quer ajuda?